segunda-feira, 27 de maio de 2013

Na Aula de hoje Aprendemos com Dr. Carlos Valente sobre BI, BSC e Segurança da Informação:





A Business Intelligence une tudo.
Ajude a tornar a sua organização mais eficiente e avalie melhor o modo como a sua empresa está a funcionar com a solução de Business Intelligence da Microsoft. Com base em produtos familiares e interoperacionais como o Microsoft Office, o SharePoint e o SQL Server, poderá ajudar as pessoas certas a obterem as informações e análises correctas, conduzindo em última instância a uma tomada de decisões melhorada em toda a organização.



Segundo Kaplan e Norton, Balanced Scorecard é uma técnica que visa a integração e balanceamento de todos os principais indicadores de desempenho existentes em uma empresa, desde os financeiros/administrativos até os relativos aos processos internos, estabelecendo objetivos da qualidade (indicadores) para funções e níveis relevantes dentro da organização, ou seja, desdobramento dos indicadores corporativos em setores, com metas claramente definidas. 






O ativo mais valioso para uma organização ou pessoa é a informação. Este grande diferencial competitivo deve estar disponível apenas para as pessoas de direito.
Elaborar e garantir critérios que protejam estas informações contra fraudes, roubos ou vazamentos nas empresas são responsabilidades e habilidades dos gestores e analistas de segurança da informação.










quarta-feira, 15 de maio de 2013

"TI tradicional não tem futuro."

Ontem ao acessar o site "Olhar Digital", nos deparamos com a seguinte reportagem:
http://olhardigital.uol.com.br/negocios/digital_news/noticias/ti-tradicional-nao-tem-futuro,-diz-pesquisador-da-ibm "
Onde Fabio Gandour, cientista-chefe da IBM, afirma que o TI que conhecemos hoje, futuramente não será de grande utilidade para todos nós da área. 

terça-feira, 14 de maio de 2013

DEG, BPM e Conversão Tecnológica


Na aula de hoje, discutimos com o Doutor Carlos Valente sobre os temas DEG, BPM e Convergência Tecnológica, ou seja, DEG (Gerenciamento Eletrônico de Documentos), BPM (Gestão de Processos de Negócio) e convergência tecnológica.


DEG: Se trata de uma tecnologia utilizada para armazenar, controlar e recuperar facilmente documentos de uma empresa, escola, assessorias de imprensa, hospital ou qualquer outra instituição pequena, média ou grande que precise guardar certos tipos de documentos de funcionários, alunos ou até mesmo clientes. Este serviço além de economizar espaço com papeis, agiliza o processo de pesquisa dos dados mais antigos e normalmente é utilizado via navegador web por meio de uma intranet corporativa acessada interna ou externamente.




BPM:  Se trata de um conceito que une gestão de negócios e tecnologia da informação com foco na otimização dos resultados nas empresas através da melhoria  dos processos de negócio. A utilização do BPM, ao longe dos últimos anos, vem crescendo de forma bastante significativa, dada a sua utilidade e rapidez com que melhora os processos nas empresas onde já foi implementado. A sua perspectiva de crescimento é muito grande, visto que ainda é um conceito pouco conhecido, principalmente no Brasil. Um dos pontos que merece atenção é que implantar o BPM em uma empresa, não é simples e nem fácil, envolve mudança no comportamento das pessoas e comprometimento da alta administração.


Convergência Tecnologia: Se trata de um termo utilizado para designar o desenvolvimento tecnológico. Atualmente vivemos em uma sociedade no qual o foco principal é a informação. A sociedade de uma forma geral necessita da capacidade de obter e compartilhar qualquer informação, instantaneamente, de qualquer lugar e da maneira mais adequada. Para obter isso, é necessária a integração de diversas tecnologias, como computação, incluindo a Internet, telecomunicações, captura e difusão de informações. Toda essa integração de tecnologias diferentes pode ser chamada de convergência tecnológica. 





segunda-feira, 13 de maio de 2013

DEEP WEB / LENDA OU VERDADE?

Bom, faz tempo que ouvimos sobre... Mas não achamos um jeito bacana de expor a vocês.
PORÉM, o Cauê Moura do canal descealetra, resolveu fazer um vídeo sobre. É divertido o modo que ele apresenta, mas é real, a Deep Web realmente existe.

Link do video:
http://www.youtube.com/watch?v=VaGuQXtgU8g

terça-feira, 7 de maio de 2013

Automação / Automatização


Na aula de hoje, nós discutimos com o Dr. Carlos Valente sobre a Automação, como sempre o assunto tem suas fluentes, acabamos caindo na linguá Esperanto. Comentamos da Web 2.0 e também sobre a Web².
Voltamos a Automação, no comercio(SCM) , industria(robótica) e bancária(EDI e TED).
Neste Post, não iremos nos aprofundar no setor industrial, por não ser o foco da nossa área.

Automação Comercial: Se trata da implementação de sistemas, ou ferramentas, como computadores, para agilizar processos. Seja qual for o departamento que esteja ou não com defasagem. Isto é, fazer do processo manual algo prático e ágil. Utilizamos toda a tecnologia disponível para integrar "Humanos e Maquinas", afim de obter resultados mais rápidos e precisos, reduzir custo de mão-de-obra e quaisquer despesas. Além de obter poder de gerência e controle operacional sobre um comércio. Com a automação, tarefas são passíveis de erros, como: cálculo e digitação de preços, quantidades, preenchimento de um cheque, emissão de nota fiscal; ficam mais seguras e eficientes. Melhorando o trabalho dos funcionários e o atendimento aos clientes.



Automação Bancária: Os bancos são naturalmente automatizados, com caixas eletrônicos, programas que criam tabelas, para comparação de serviços prestados e outras funcionalidades do banco. Existem empresas que são pioneiras nessa área que é o caso da Itautec. A automatização dos bancos é completamente diferente da automatização comercial e industrial, porém, partem do mesmo princípio de fazer com que os processos e afins sejam livres de erros e que sejam agilizados. 

segunda-feira, 29 de abril de 2013

Uma imagem que achamos muito interessante, que serve para todos, futuros gestores ou não, refletirmos e analisarmos qual a diferença entre um chefe e um líder.



Na Aula de hoje Aprendemos com Dr. Carlos Valente sobre S.C. M e E.D.I

S.C.M (Supply Chain Management)






S.C.M-Quando falamos em Marketing, satisfação de clientes, comportamento de compra, estratégias empresariais, logística entre outras áreas das empresas, não podemos deixar de salientar e entender o Supply Chain Management (SCM),Neste sentido, podemos considerar que SCM é uma rede de companhias autônomas, ou semi-autônomas, que são efetivamente responsáveis pela obtenção, produção e liberação de um determinado produto ou serviço ao cliente final.




E.D.I (Electronic Data Interchange)



E.D.I-Uso do EDI (Electronic Data Interchange). Facilita o fluxo de informações e torna mais fácil o gerenciamento de uma grande quantidade de pedidos menores ao longo da cadeia,Isto permitirá que seja feita uma transferência eletrônica de dados, reduzindo erros e aumentando a velocidade dos processos. Todas as partes saem ganhando.


terça-feira, 16 de abril de 2013

KM/ Workgroup e Groupware



Uma empresa diminui os gastos quando utiliza a gestão do conhecimento, e começa a investir em capital intelectual, ou seja, inteligência coletiva. O maior capital que a empresa possui é o conhecimento de seus colaboradores. Os colaboradores quando dividem suas opiniões se sentem valorizados, trabalham e desenvolvem com paixão. Dessa forma o trabalho flui com maior eficiência, qualidade e dedicação, isto é Workgroup.
Groupware é quando os colaboradores além de seu próprio conhecimento, utilizam a tecnologia. Agilizando e otimizando os serviços, seja ele qual for, podendo assim transformar qualquer dado em informação e conhecimento em sabedoria. Groupware é muito utilizada hoje em dia, nas trocas de informação, por celular, e-mail, ou até mesmo Facebook.
A principal preocupação dos pesquisadores na área da gestão do conhecimento está na busca da melhoria de desempenho das organizações, através de condições organizacionais favoráveis. A Gestão do conhecimento (KM – Knowledge Management) pode-se definir como sendo um processo de localização, pesquisa, compartilhamento e criação de conhecimento, assim como as ferramentas de informação e comunicação. Portanto, KM possibilita que por meio de workgroups amplie o compartilhamento do conhecimento, havendo as tecnologias de Groupware ampliará ainda mais a gestão do conhecimento.

(Feito por; Danilo, Douglas, Tiago, Raul, Marcos. Corrigido por; Dr. Carlos Valente.)

Comércio Eletrónico




Na aula falamos sobre: B2B ou E-business: São negócios realizados através da internet, ou seja, um comercio eletrônico. Porém, E-business vai muito além disso podendo até ser definido como “a utilização máxima do potencial tecnológico da informação, atualizando processos e aumentando a valorização do cliente para a empresa. O E-business pode ser considerado uma definição mais ampla do comércio eletrônico. Que inclui a compra e venda de produtos pela internet, atendimento a clientes, colaboração com parceiros de negócio e a coordenação de transações comerciais organizacionais internas.




C2C ou E-commerce: Conceitua-se como o uso da comunicação eletrônica e digital. Aplica-se aos negócios, criando, alterando ou redefinindo valores entre organizações. Os fundamentos do E-commerce estão baseados em segurança, criptografia, moedas e pagamentos eletrônicos. Envolve também pesquisa, marketing, negociação, entre outros.

terça-feira, 9 de abril de 2013

segunda-feira, 8 de abril de 2013

Curiosidade. FTP - TCP/IP

FTP (File Transfer Protocol), é o nome que se dá ao protocolo ou ao programa que auxilia o protocolo, é usado em redes de computador, facilita a transferência de dados remotamente.

Video sobre FTP:




TCP/IP Definição: 


O TCP/IP é um conjunto de protocolos de comunicação entre computadores em rede. O conjunto de protocolos pode ser visto como um modelo de camadas, onde cada camada é responsável por um grupo de tarefas, fornecendo um conjunto de serviços bem definidos para o protocolo da camada superior. As camadas mais altas estão logicamente mais perto do usuário (chamada camada de aplicação) e lidam com dados mais abstratos, confiando em protocolos de camadas mais baixas para tarefas de menor nível de abstração.



Um pouco de sua história: 


O desenvolvimento das diferentes arquiteturas de redes começou bem antes do que se imagina e, como a maioria das grandes invenções, o propósito inicial era o uso militar, ainda na época da Guerra Fria. Uma das principais prioridades dentro de uma força militar é a comunicação. No final da década de 60, esta era uma grande preocupação do DOD, Departamento de Defesa do Exército Americano: como interligar computadores de arquiteturas completamente diferentes, e que ainda por cima estavam muito distantes um do outro, ou mesmo em alto-mar, dentro de um porta aviões ou submarino?

Após alguns anos de pesquisa, surgiu o TCP/IP, abreviação de "Transmission Control Protocol/Internet Protocol", ou protocolo de controle de transmissão/protocolo internet. O TPC/IP permitiu que as várias pequenas redes de computadores do exército Americano fossem interligadas, formando uma grande rede, embrião do que hoje conhecemos como Internet.

Apesar de inicialmente o uso do TPC/IP ter sido restrito a aplicações militares, com o passar do tempo o protocolo acabou tornando-se de domínio público, o que permitiu aos fabricantes de software adicionar suporte ao TCP/IP aos seus sistemas operacionais de rede.

sexta-feira, 29 de março de 2013

Web 2.0 x Internet 2.0


Na Aula de hoje Aprendemos com Dr. Carlos Valente sobre Web 2.0 e Internet 2.0

Web 2.0- Tim O´Realy define a web 2.0 como a mudança para uma internet como plataforma, e um entendimento das regras para obter sucesso nesta nova plataforma. Entre outras, a regra mais importante é desenvolver aplicativos que aproveitem os efeitos de rede para se tornarem melhores 
quanto mais são usados pelas pessoas, aproveitando a inteligência coletiva.


Internet 2.0- É uma nova rede de computadores, muito mais rápida e econômica que a internet.Nos EUA, já é possível que médicos acompanhem cirurgias a distância por meio da nova rede. No Brasil, a internet 2 deverá interligar os computadores de instituições públicas e privadas, como universidades, órgãos federais, estaduais e municipais, centros de pesquisas, empresas de TV a cabo e de telecomunicação.


História da internet,do início a Web 2.0 e além.

terça-feira, 19 de março de 2013

Processos e Redes




Na aula de hoje, conversamos sobre as empresas em geral, por exemplo a "Casas Bahia", que começou com uma loja física, evoluiu para uma loja virtual, oferecendo assim, uma ampla forma de adquirir produtos, qualquer um pode ter acesso a loja com internet ou não. 

A imagem a cima, mostra esse processo em uma linha, as empresas começaram apenas com lojas ou departamentos físicos, partiram para virtual, ou como no caso citado a cima, mista, onde há tanto a loja virtual, quanto a tradicional, o Futuro tende a nos levar para um novo ramo, onde será tudo construído no mundo Digital, ou em "nuvens digitais", onde não haverá uma empresa Física.
















Comentamos sobre processos, e como organizá-los, vamos dar um exemplo, precisamos fazer um projeto para um cliente, ele não sabe ao certo oque quer, porém tem uma vaga ideia(input), faça uma projeção(processo) do que nos foi pedido e não entregue, de um Feedback ao cliente, assim quando o projeto for visualizado, o cliente possa fazer alterações ou correções, e depois de aperfeiçoado, o entregue(output). Pois é melhor ter uma ideia do que está sendo feito para o cliente, do que receber algo que foge as expectativas do mesmo.

                                  

                                    REDES.  

Na aula de hoje, tivemos a iniciação de redes, o Dr. Carlos Valente, explicou oque são os Chinesinhos"PAN""LAN""MAN""WAN". 


                            CURIOSIDADES.



terça-feira, 12 de março de 2013


Hierarquia Dos Dados


A aula de hoje foi muito interessante, aprendemos sobre a hierarquia dos dados, abordando em uma pirâmide a sequência das utilizações dos sistemas.
As definições de BIT, BYTE, CAMPO, REGISTRO, ARQUIVO, BANCO de DADOS.
*BIT é menor unidade de informação, pode ter apenas dois valores, 0 e 1. Tudo o que existe no seu computador ou na internet é formado por um número determinado de bits.
A partir do bit, surgiu o *BYTE, que nada mais é do que um conjunto de 8 bits. Existem também diversos múltiplos dos bytes:
(KB)= 1.024 bytes
(MB)= 1.024 KB
(GB)= 1.024 MB.
Como exemplo dado em aula, em Excel,* Campo= colunas/ cadastro, *Registro= linhas/informação.
Ambos juntos gerando *Arquivos para o *Banco de Dados.

Banco de Dados mais popular no meio tecnológico é o Oracle.
“O Oracle é um SGBD (sistema gerenciador de banco de dados)”



terça-feira, 5 de março de 2013

Dados, Informação, Conhecimento e Sabedoria.

Editado por; Tiago, David, Douglas e Danillo.

Na aula de hoje, tivemos uma discussão. Qual seria a diferença entre essas quatro palavras que formam essa pirâmide?

Dados:  É uma informação incompleta, podemos usar como exemplo uma letra ou um número, sozinhos eles não agregam nenhum fundamento.
Informação: São dados organizados, um relatório, um boletim escolar, uma folha de pagamento são exemplos de informação, desde que faça sentido a quem o vê.
Conhecimento: É o resultado de várias informações organizadas, o exemplo disso é um livro ou até mesmo uma postagem em um blog, com diversas informações reunidas passando conhecimento a quem vê.
Sabedoria: Para se ter sabedoria precisa primeiramente colher dados, saber transformar esses dados em informações e essas informações em conhecimento, ai sim teremos a sabedoria.

KM (Knowledge Management)  




segunda-feira, 4 de março de 2013

Entrevistas de Emprego.



Hoje vendo o jornal logo após voltar da faculdade, me deparei com uma notícia que é de interesse mútuo, entrevistas de emprego, e achei interessante postar sobre essa reportagem, não é o foco, mas, é algo pelo qual todos passamos um dia. 

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Aula de Hoje.




Hoje nosso querido Dr. Carlos Valente nos propôs que fizéssemos um blog.

Mas oque seria um blog? A palavra ideal é "WEB LOG ", que contraída se tornou BLOG, são sites de atualização rápida e fácil, onde o dono pode publicar "posts" como bem entender, sobre oque quiser, quando quiser, como este que o grupo postou hoje.  


Tivemos a iniciação do assunto de SI (Sistema da informação)  e de softwares como o ERP, criado para facilitar a gestão empresarial, com este software é possível administrar a empresa como um todo. Durante a aula foi citado o filme "Piratas do Vale do Silício", cujo a história tem tudo a ver com nosso assunto, uma vez que se trata de como Bill Gates e Steve Jobs fundaram suas empresas.

Conversamos rapidamente sobre dinâmica de grupo e o que seria. Uma dinâmica de grupo,  nada mais é que uma atividade onde uma ou  mais pessoas precisam interagir socialmente para resolver algum problema proposto pelo professor, contratante, psicólogo e outros.