segunda-feira, 27 de maio de 2013

Na Aula de hoje Aprendemos com Dr. Carlos Valente sobre BI, BSC e Segurança da Informação:





A Business Intelligence une tudo.
Ajude a tornar a sua organização mais eficiente e avalie melhor o modo como a sua empresa está a funcionar com a solução de Business Intelligence da Microsoft. Com base em produtos familiares e interoperacionais como o Microsoft Office, o SharePoint e o SQL Server, poderá ajudar as pessoas certas a obterem as informações e análises correctas, conduzindo em última instância a uma tomada de decisões melhorada em toda a organização.



Segundo Kaplan e Norton, Balanced Scorecard é uma técnica que visa a integração e balanceamento de todos os principais indicadores de desempenho existentes em uma empresa, desde os financeiros/administrativos até os relativos aos processos internos, estabelecendo objetivos da qualidade (indicadores) para funções e níveis relevantes dentro da organização, ou seja, desdobramento dos indicadores corporativos em setores, com metas claramente definidas. 






O ativo mais valioso para uma organização ou pessoa é a informação. Este grande diferencial competitivo deve estar disponível apenas para as pessoas de direito.
Elaborar e garantir critérios que protejam estas informações contra fraudes, roubos ou vazamentos nas empresas são responsabilidades e habilidades dos gestores e analistas de segurança da informação.










quarta-feira, 15 de maio de 2013

"TI tradicional não tem futuro."

Ontem ao acessar o site "Olhar Digital", nos deparamos com a seguinte reportagem:
http://olhardigital.uol.com.br/negocios/digital_news/noticias/ti-tradicional-nao-tem-futuro,-diz-pesquisador-da-ibm "
Onde Fabio Gandour, cientista-chefe da IBM, afirma que o TI que conhecemos hoje, futuramente não será de grande utilidade para todos nós da área. 

terça-feira, 14 de maio de 2013

DEG, BPM e Conversão Tecnológica


Na aula de hoje, discutimos com o Doutor Carlos Valente sobre os temas DEG, BPM e Convergência Tecnológica, ou seja, DEG (Gerenciamento Eletrônico de Documentos), BPM (Gestão de Processos de Negócio) e convergência tecnológica.


DEG: Se trata de uma tecnologia utilizada para armazenar, controlar e recuperar facilmente documentos de uma empresa, escola, assessorias de imprensa, hospital ou qualquer outra instituição pequena, média ou grande que precise guardar certos tipos de documentos de funcionários, alunos ou até mesmo clientes. Este serviço além de economizar espaço com papeis, agiliza o processo de pesquisa dos dados mais antigos e normalmente é utilizado via navegador web por meio de uma intranet corporativa acessada interna ou externamente.




BPM:  Se trata de um conceito que une gestão de negócios e tecnologia da informação com foco na otimização dos resultados nas empresas através da melhoria  dos processos de negócio. A utilização do BPM, ao longe dos últimos anos, vem crescendo de forma bastante significativa, dada a sua utilidade e rapidez com que melhora os processos nas empresas onde já foi implementado. A sua perspectiva de crescimento é muito grande, visto que ainda é um conceito pouco conhecido, principalmente no Brasil. Um dos pontos que merece atenção é que implantar o BPM em uma empresa, não é simples e nem fácil, envolve mudança no comportamento das pessoas e comprometimento da alta administração.


Convergência Tecnologia: Se trata de um termo utilizado para designar o desenvolvimento tecnológico. Atualmente vivemos em uma sociedade no qual o foco principal é a informação. A sociedade de uma forma geral necessita da capacidade de obter e compartilhar qualquer informação, instantaneamente, de qualquer lugar e da maneira mais adequada. Para obter isso, é necessária a integração de diversas tecnologias, como computação, incluindo a Internet, telecomunicações, captura e difusão de informações. Toda essa integração de tecnologias diferentes pode ser chamada de convergência tecnológica. 





segunda-feira, 13 de maio de 2013

DEEP WEB / LENDA OU VERDADE?

Bom, faz tempo que ouvimos sobre... Mas não achamos um jeito bacana de expor a vocês.
PORÉM, o Cauê Moura do canal descealetra, resolveu fazer um vídeo sobre. É divertido o modo que ele apresenta, mas é real, a Deep Web realmente existe.

Link do video:
http://www.youtube.com/watch?v=VaGuQXtgU8g

terça-feira, 7 de maio de 2013

Automação / Automatização


Na aula de hoje, nós discutimos com o Dr. Carlos Valente sobre a Automação, como sempre o assunto tem suas fluentes, acabamos caindo na linguá Esperanto. Comentamos da Web 2.0 e também sobre a Web².
Voltamos a Automação, no comercio(SCM) , industria(robótica) e bancária(EDI e TED).
Neste Post, não iremos nos aprofundar no setor industrial, por não ser o foco da nossa área.

Automação Comercial: Se trata da implementação de sistemas, ou ferramentas, como computadores, para agilizar processos. Seja qual for o departamento que esteja ou não com defasagem. Isto é, fazer do processo manual algo prático e ágil. Utilizamos toda a tecnologia disponível para integrar "Humanos e Maquinas", afim de obter resultados mais rápidos e precisos, reduzir custo de mão-de-obra e quaisquer despesas. Além de obter poder de gerência e controle operacional sobre um comércio. Com a automação, tarefas são passíveis de erros, como: cálculo e digitação de preços, quantidades, preenchimento de um cheque, emissão de nota fiscal; ficam mais seguras e eficientes. Melhorando o trabalho dos funcionários e o atendimento aos clientes.



Automação Bancária: Os bancos são naturalmente automatizados, com caixas eletrônicos, programas que criam tabelas, para comparação de serviços prestados e outras funcionalidades do banco. Existem empresas que são pioneiras nessa área que é o caso da Itautec. A automatização dos bancos é completamente diferente da automatização comercial e industrial, porém, partem do mesmo princípio de fazer com que os processos e afins sejam livres de erros e que sejam agilizados.