segunda-feira, 29 de abril de 2013

Uma imagem que achamos muito interessante, que serve para todos, futuros gestores ou não, refletirmos e analisarmos qual a diferença entre um chefe e um líder.



Na Aula de hoje Aprendemos com Dr. Carlos Valente sobre S.C. M e E.D.I

S.C.M (Supply Chain Management)






S.C.M-Quando falamos em Marketing, satisfação de clientes, comportamento de compra, estratégias empresariais, logística entre outras áreas das empresas, não podemos deixar de salientar e entender o Supply Chain Management (SCM),Neste sentido, podemos considerar que SCM é uma rede de companhias autônomas, ou semi-autônomas, que são efetivamente responsáveis pela obtenção, produção e liberação de um determinado produto ou serviço ao cliente final.




E.D.I (Electronic Data Interchange)



E.D.I-Uso do EDI (Electronic Data Interchange). Facilita o fluxo de informações e torna mais fácil o gerenciamento de uma grande quantidade de pedidos menores ao longo da cadeia,Isto permitirá que seja feita uma transferência eletrônica de dados, reduzindo erros e aumentando a velocidade dos processos. Todas as partes saem ganhando.


terça-feira, 16 de abril de 2013

KM/ Workgroup e Groupware



Uma empresa diminui os gastos quando utiliza a gestão do conhecimento, e começa a investir em capital intelectual, ou seja, inteligência coletiva. O maior capital que a empresa possui é o conhecimento de seus colaboradores. Os colaboradores quando dividem suas opiniões se sentem valorizados, trabalham e desenvolvem com paixão. Dessa forma o trabalho flui com maior eficiência, qualidade e dedicação, isto é Workgroup.
Groupware é quando os colaboradores além de seu próprio conhecimento, utilizam a tecnologia. Agilizando e otimizando os serviços, seja ele qual for, podendo assim transformar qualquer dado em informação e conhecimento em sabedoria. Groupware é muito utilizada hoje em dia, nas trocas de informação, por celular, e-mail, ou até mesmo Facebook.
A principal preocupação dos pesquisadores na área da gestão do conhecimento está na busca da melhoria de desempenho das organizações, através de condições organizacionais favoráveis. A Gestão do conhecimento (KM – Knowledge Management) pode-se definir como sendo um processo de localização, pesquisa, compartilhamento e criação de conhecimento, assim como as ferramentas de informação e comunicação. Portanto, KM possibilita que por meio de workgroups amplie o compartilhamento do conhecimento, havendo as tecnologias de Groupware ampliará ainda mais a gestão do conhecimento.

(Feito por; Danilo, Douglas, Tiago, Raul, Marcos. Corrigido por; Dr. Carlos Valente.)

Comércio Eletrónico




Na aula falamos sobre: B2B ou E-business: São negócios realizados através da internet, ou seja, um comercio eletrônico. Porém, E-business vai muito além disso podendo até ser definido como “a utilização máxima do potencial tecnológico da informação, atualizando processos e aumentando a valorização do cliente para a empresa. O E-business pode ser considerado uma definição mais ampla do comércio eletrônico. Que inclui a compra e venda de produtos pela internet, atendimento a clientes, colaboração com parceiros de negócio e a coordenação de transações comerciais organizacionais internas.




C2C ou E-commerce: Conceitua-se como o uso da comunicação eletrônica e digital. Aplica-se aos negócios, criando, alterando ou redefinindo valores entre organizações. Os fundamentos do E-commerce estão baseados em segurança, criptografia, moedas e pagamentos eletrônicos. Envolve também pesquisa, marketing, negociação, entre outros.

terça-feira, 9 de abril de 2013

segunda-feira, 8 de abril de 2013

Curiosidade. FTP - TCP/IP

FTP (File Transfer Protocol), é o nome que se dá ao protocolo ou ao programa que auxilia o protocolo, é usado em redes de computador, facilita a transferência de dados remotamente.

Video sobre FTP:




TCP/IP Definição: 


O TCP/IP é um conjunto de protocolos de comunicação entre computadores em rede. O conjunto de protocolos pode ser visto como um modelo de camadas, onde cada camada é responsável por um grupo de tarefas, fornecendo um conjunto de serviços bem definidos para o protocolo da camada superior. As camadas mais altas estão logicamente mais perto do usuário (chamada camada de aplicação) e lidam com dados mais abstratos, confiando em protocolos de camadas mais baixas para tarefas de menor nível de abstração.



Um pouco de sua história: 


O desenvolvimento das diferentes arquiteturas de redes começou bem antes do que se imagina e, como a maioria das grandes invenções, o propósito inicial era o uso militar, ainda na época da Guerra Fria. Uma das principais prioridades dentro de uma força militar é a comunicação. No final da década de 60, esta era uma grande preocupação do DOD, Departamento de Defesa do Exército Americano: como interligar computadores de arquiteturas completamente diferentes, e que ainda por cima estavam muito distantes um do outro, ou mesmo em alto-mar, dentro de um porta aviões ou submarino?

Após alguns anos de pesquisa, surgiu o TCP/IP, abreviação de "Transmission Control Protocol/Internet Protocol", ou protocolo de controle de transmissão/protocolo internet. O TPC/IP permitiu que as várias pequenas redes de computadores do exército Americano fossem interligadas, formando uma grande rede, embrião do que hoje conhecemos como Internet.

Apesar de inicialmente o uso do TPC/IP ter sido restrito a aplicações militares, com o passar do tempo o protocolo acabou tornando-se de domínio público, o que permitiu aos fabricantes de software adicionar suporte ao TCP/IP aos seus sistemas operacionais de rede.